quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

VIVENCIAR PARA CRESCER NA SOLIDARIEDADE


A terapia do abraço, fazendo os sentidos sentirem o calor e o afeto
  
            O Município de São Pedro do Paraná, viveu nos dias 31/01 e 01/02 e 07/02, uma vivencia totalmente diferente daquilo que já foi feito em nosso município. De forma pioneira e aproveitando a semana de planejamento do ano de 2012 da rede pública de ensino, reunimos no Colégio Cecília Meireles, os professores do Ensino Infantil Municipal, Fundamental municipal, Médio Estadual e Especiais (antiga APAE), para juntos traçarmos as metas para o ensino no nosso município e no distrito do Porto São José.
            Porque unir? Porque os professores dos três ciclos puderam trocar informações, rever conceitos e numa perspectiva de crescimento de nossas crianças e adolescentes poderem perceber que podemos fazer a diferença no tipo de vivencia que temos na escola, inclusive em sala de aula.
            Esta iniciativa ela é importante no sentido que pensemos uma Educação para valores, onde além das questões técnicas de conteúdo, vivemos a grande oportunidade de vivenciar com nossos alunos e alunas uma vida cidadã, repassando conceitos e valores aos quais muitos dizem estarem desaparecendo. Se estão realmente desaparecendo, se estes valores que vivíamos antes e hoje  não tem tanta importância como no passado, será que foi porque deixamos esta questão da Educação Cidadã para além dos muros da escola?
            Precisamos fazer o exercício da doação, da solidariedade, somos membros partes de um todo, se em algum momento este corpo adoece, todo o corpo adoece também. Então se esta figura se aplica a nossa comunidade, queremos crer que se um membro de nossa comunidade está doente, toda a comunidade também está. Portanto se preocupar com a saúde do corpo comunitário é dever de todos inclusive da também da escola.
            Criamos neste dia a REDE DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL, esta consiste em um grupo de professores, sendo um de cada escola, um aluno por sala de aula (representantes de sala) e representantes dos pais. Trabalharmos em conjunto, traçarmos uma meta comum para as atividades das escolas, é uma de nossas metas, além de sonharmos em criar um ambiente propício para a vivencia solidária dentro e fora da escola.
            No ano de 2010 criamos a REDE DA ASSISTENCIA SOCIAL, no ano de 2011, foi criada a REDE DE LIDERANÇAS MUNICIPAIS. As Redes estarão articuladas entre si, trocando, vivenciando e buscando soluções para os mais diversos problemas que possa surgir dentro do município.
            Agradecer aos esforços de todos e todas que tornaram possível a realização deste grande evento que reuniu perto de 100 pessoas. Pela disposição de cada um em acreditar que “JUNTOS SOMOS MAIS”.

Adalberto Sabino
Psicólogo do Município de São Pedro do Paraná.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja Bem Vindo - Deixe seu recado