quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

AS REDES

 O conceito de rede transformou-se, nas últimas duas décadas, em uma alternativa prática de organização, possibilitando processos capazes de responder às demandas de flexibilidade, conectividade e descentralização das esferas contemporâneas de atuação e articulação social. Em São Pedro do Paraná nasceu uma articulação muito interessante, o nascimento de Redes de Articulação Solidária, em prol da coletividade. São diversos setores públicos e representantes da sociedade civil, de diversos partidos políticos, juntos por uma causa única, buscando entendimento e soluções para o nosso município.No dia 1º de Dezembro realizamos o 1º DIA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL que teve a articulação da Rede "Tecendo Rede de Cooperação", formada pelos lideres políticos e sociais de São Pedro do Paraná.Na avaliação que fizemos do evento, seus articuladores assim se referiram:
REPENSAVEL - achei perfeita a escolha, é natural que tudo que fazemos pela primeira vêz estamos sujeitos a algumas falhas. O repensar nesse caso é necessário, pois no decorrer do evento percebemos algumas questões que devem ser repensadas na realização do proximo, como por exemplo: o problema dos copos descartáveis espalhados pelo chão; distribuição das camiseta; duração do evento; equipe de limpeza; maior numero de voluntários para a equipe de beleza. Tenho certeza que de que no próximo evento diante de tantos acertos que tivemos tendemos a melhorar cada vêz mais, inclusive ampliar as ações para melhor atender a nossa comunidade. Adriana Godoy - representante da Rede Solidária do CRAS. SOLIDARIEDADE - Palavra grande e de grande valor. Palavra que demonstra com atos e açoes o que é o coletivo, a união faz a força e chega-se ao sucesso: Responsabilidade Social. Rosimary - representante da Rede da Educação Sub Professores. CORAGEM - É a competencia de enfrentar o medo, a dor, o perigo, a incerteza ou intimidação. A coragem pode ser fisica e/ou moral. O homem sem temor vai mais além. Enfrenta os desafios com confiança sem medo dos riscos. O medo pode ser constante, mas o impulso e as atitudes o levam adiante. Ivanildo Passareli - representante da Rede Solidária da EMATER de SPPR. 
FRATERNIDADE -  expressa a dignidade e igualdade de todos, assegurando-lhes plenos direitos (sociais, políticos e individuais), observamos aqui em nosso município que quando queremos juntos podemos,  exemplo: Primeiro dia da Responsabilidade Social que aconteceu no dia 1º de Dezembro de 2011 na praça central. Paulo Roberto Cavenagle - representante da Rede do Legislativo Municipal.
SUCESSO - O evento do dia da Responsabilidade Social foi um sucesso. Sempre que unimos nossas forças em torno de um objetivo, conseguimos que se torne um sucesso. Quando as idéias começaram a surgir, parecia que não ia dar certo, mas quando o assunto passou a ser trabalhado no coletivo com vários segmentos em torno do mesmo objetivo tudo ficou mais fácil. A importância de se reunir para juntos amadurecermos as idéias e dividirmos tarefas, foi ficando fácil de ser realizado. Não posso deixar de ressaltar que a grande parceria foi a prefeitura, pois só o que arrecadamos com patrocinadores não seria suficiente para realização do evento. Sempre que nos envolvemos em um objetivo visando o bem comum, deixando o interesse particular de cada um, obtemos sucesso. Maria Aparecida Xavier da Silva - representante da Rede da Assistência Social.
RESPONSABILIDADE: Sabemo que tudo que fazemos em nome da sociedade, o resultado se torna ainda maior quando contamos com a participação, opiniões, idéias de uma grande parte das pessoas. Foi o que aconteceu com este evento em nossa comunidade, onde a ideia surgiu de uma pessoa e ela levou a conhecimento de varias lideranças e logo as coisas se expandiram e se tornou realidade, algo que era apenas um sonho. Temos total convicção que houve erros, mas foi um exemplo de juntos podemos mais. Imagem que ilustra o compartilhar da Adriana Fernandes, representante da APAE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja Bem Vindo - Deixe seu recado